SOMEBODY THAT I USED TO KNOW E FELIZMENTE NÃO CONHEÇO MAIS

somebody_i_used_to_know_by_littlemotorcar-d4rgyiq

Recentemente me peguei ouvindo Somebody that I used to know* e me lembrei de uma conversa que tive com uma amiga sobre seu (ridículo) ex-namorado e sobre como ela demorou pra perceber que estava em um relacionamento abusivo.

É importante lembrar que ~geralmente~ quem está em um relacionamento abusivo não sabe que está ou se sabe na maior parte das vezes tenta negociar com isso, entrando em negação e tem muita dificuldade de sair dele, até porque um relacionamento abusivo não começa com ameaças, manipulação ou comportamentos agressivos do seu parceiro, essas são atitudes que aparecem aos poucos no decorrer do relacionamento.

De vez em quando eu penso em todas as vezes que você me ferrou, mas me fez acreditar que era sempre algo que eu tinha feito. Mas eu não quero viver desse jeito, analisando cada palavra que você diz”.

Esse é um trecho cantado na música por Kimbra e fala sobre manipulação psicológica (também conhecido como gaslighting), muito comum em relacionamentos abusivos, no qual o parceiro distorce informações e fatos, ou simplesmente as inventa na tentativa de fazer a vítima duvidar da sua própria memória, percepção e sanidade.

O objetivo desse tipo de manipulação é tirar a credibilidade da parceira, comumente usada por diversos babacas para se favorecer e muitas vezes vêm ilustrada através do “você é louca”.  É um método bem eficaz porque causa uma confusão mental danada ao fazer a mulher duvidar de sua memória e sanidade que desamparada busca acolhimento normalmente nesse mesmo babaca.

Mas antes que você se sinta culpada eu preciso dizer que:

 – Amiga, a culpa não é sua.

Você não é louca quando só está sendo sincera com os seus sentimentos e se o seu namorado te coloca nesse lugar – o de uma mulher irracional que não consegue se controlar – saiba que este lugar nunca foi e nunca será seu, fuja. É CILADA BINO!

Infelizmente essa é uma história que se repete todos os dias, então se ao deparar com aquele carinha que diz que a fulana é “louca” e, principalmente, se a fulana é a ex dele, desconfie. E eu vou te dizer o porquê.

É o senso comum que a “boa mulher” não demonstra os seus sentimentos e aceita tudo o que o cara quer, assim, aquela que demonstra seus sentimentos e descontentamentos de forma sincera é tida como nada mais, nada mesmo que louca. Pois é, injusto eu sei. A partir desse ponto, o comportamento de qualquer mulher pode ser distorcido para algo além da realidade. Se a garota liga ou manda mensagens, não é porque ela quer falar com o cara, é porque ela é louca. Se a garota alega traição, ainda que ela tenha visto ou soube do caso, é porque ela tem algum problema, é uma louca obcecada.

Em relacionamentos abusivos é ainda pior: você sabe que ele te conta mentiras, que ele te trai, te afasta das suas amigas e que exige coisas absurdas de você, mas quando você cria coragem para confronta-lo, ele diz que é tudo mentira, que te ama e jamais faria isso com você. Que você está louca. E ele diz com tanta confiança que faz você duvidar da sua própria verdade e pensar que todos os problemas do relacionamento de vocês é culpa sua. Muitas vezes, ele nem chega a dizer abertamente que “você está louca”, assim, com todas as letras, mas claramente mostra que as suas ações são descabidas. Mas lembre-se que não há nada de errado com você.

Diferente do que nos ensinaram a vida toda, nós, mulheres, devemos sim falar sobre como nos sentimos e sobre o que pensamos. Nós não devemos tolerar mentiras e abusos. Você não está louca quando fala sobre seus sentimentos.

Então, confie nas suas amigas, olhe pra si mesma, olhe pra ex do seu namorado e entenda que ninguém é louca como pregam os homens. Nós sabemos o que queremos e o que sentimos e não vamos deixar que nos façam pensar o contrário.

Go Girl!!!

 

 

*Somebody That I Used To Know – Gotye  feat. Kimbra.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s