Precisamos falar sobre Melody e a sexualização precoce de nossas meninas

melody blog

Há poucos dias vem rolando na internet uma série de vídeos e imagens sobre a funkeira mirim de apenas 08 anos de idade, Melody Abreu, conhecida como Mc Melody. Por causa das fotos e vídeos publicados em sua página no facebook a garota já recebeu elogios como “delicinha” e “um monumento de mulher”.

Melody é estudante da 3ª série do ensino fundamental e causou polêmica  após aparecer, incentivada pelo pai, o funkeiro Mc Belinho, cantando e dançando o famoso quadradinho, e trouxe à tona a questão da sexualização infantil e da cultura da pedofilia.

Para o pai de Melody, as críticas vêm exclusivamente do preconceito em relação ao funk, no entanto, um ensaio de primavera publicado na revista Vogue Kids (Setembro – 2014), expondo meninas em roupas de praia com blusa levantada, biquinho com a boca e calcinha aparecendo, também teve grande repercussão, reforçando explicitamente a adultização precoce das meninas e a sexualização de sua imagem.

No caso da revista Vogue Kids, as modelos, todas meninas, representam algo que destoa da que se espera do universo infantil, é um ensaio que adultiza as crianças, as coloca em situações irreais para a idade e expõe. São fotos infantis onde não tem ninguém brincando.

Precisamos levar em consideração que quando apresentamos crianças em posições ou situações erotizadas, estamos chamando atenção da sociedade para seus corpos e suas sexualidades que ainda estão em desenvolvimento e absorvemos a infância em função do consumo e da objetificação feminina.

Sabe aquela novinha? Nós chamamos de criança e nossas crianças, principalmente nossas meninas, estão sendo usadas como objetos de uso sexual e reproduzindo a pior atitude da sociedade com as mulheres, que é fazer delas um objeto.

Em 2013, o senado francês aprovou o fim dos concursos de beleza infantil para meninas menores de 16 anos, pois de acordo com os parlamentares, a medida é um esforço para conter a sexualização excessiva das crianças.

A decisão do senado francês representa avanços no combate as desigualdades de gênero, uma vez que é comum as mulheres aparecerem em imagens sexualizadas, reduzindo-as ao sexo, como objetos de desejo e trazer essa problemática para o universo infantil é extremamente cruel ao antecipar e pré-moldar as crianças a se comportarem de um determinado jeito extremamente limitado. É trazer os limites que muitas mulheres vivem na fase adulta para a infância.

Em relação às polêmicas, a revista se retratou “Seguimos princípios jornalísticos rígidos, dentre os quais o respeito incondicional aos direitos da criança e do adolescente. Como o próprio título da matéria esclarece, retratamos as modelos infantis em um clima descontraído, de férias na beira do rio. Não houve, portanto, intenção de conferir característica de sensualidade ao ensaio”, diz trecho do comunicado publicado na página da revista no facebook.

O pai de Melody apareceu em um vídeo pedindo desculpas por tudo o que havia falado e feito, mas reiterando que quer o melhor para a menina. “Aconteceu. Não tem como mudar. Mas só quem pode julgar é Deus. Não faria de novo, mas agora não tem mais o que fazer. Já aconteceu lá atrás e agora a gente está direcionando a carreira dela para aonde a gente realmente quer chegar, que é um funk mais pop“, disse MC Belinho.

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigação sobre “forte conteúdo erótico e de apelos sexuais” em músicas e coreografias de crianças e adolescentes músicos.

Tava no Fluxo
Avistei a novinha no grau
Sabe o que ela quer?
DIREITO À INFÂNCIA E INCLUSÃO SOCIAL.
Anúncios

One thought on “Precisamos falar sobre Melody e a sexualização precoce de nossas meninas

  1. esse pai tem que ser punido, ou seja perde aguarda dessa criança, o proprio pai usando a filha para ganha dinheiro na custa de uma criança de apenas 8 anos de idade. o comportamento dela não esta sendo de criança e sim de uma adulta periguete, influenciada pelo pai. Eu gostaria senhores juizes que tomar-se alguma providência.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s